quarta-feira, 24 de março de 2010

Encontro Estação Memória/Jovens de Paraisópolis

Um resumo de Berenice 26/03/2010

A nossa reunião com os jovens foi marcada pela descontração e pela fala dos idosos e dos jovens sobre os filmes sugeridos, individualmente pelos velhos e coletivamente pelos jovens.
A professora Ivete fez as apresentações e contou um pouco do grupo, do blog e das escolhas.
O filme Cinema Paradiso foi muito comentado, e as comparações sobre a troca entre o velho Alfredo e o menino Totó, pareceu a todos com essa troca de experiências entre os jovens e os velhos.
A professora Miriam colocou a importância de assistirem os filmes legendados e os jovens tb.gostam. Dizem até aprender italiano.
Danilo falou da ajuda que os filmes dão aos trabalhos com o teatro, experiência e conhecimento.
O filme Imitação da Vida foi discutido pelo tema do racismo, do machismo e dos preconceitos.
Muitos depoimentos de velhos lembrando de suas vidas: Toninha no internato e a censura das freiras, M.Elza e o tio que a levava todo dia ao cinema, Maiah que ia mto ao cinema pois o pai era dono de sala de cinema.
Os jovens tb falaram e citaram o cheque cultura.
O professor Roberto salientou o cinema europeu e disse que o cinema tem que fazer parte da “cesta básica”.

Muitos outros filmes foram citados e comentados: Blade Runner, Sonata de Amor, Corra Lola Corra e outros.

As conversas giraram em torno de escolhas, amor a arte, influência da família e a importância do diálogo.
A fala do Mariano foi legal, pois sente-se avô de todos.Muitos elogiaram a reunião e Giovanni faz uma saudação em italiano.
Pedrina recita seus versos A Moedinha e emociona, Toninha recita Adélia Prado, Diane recita Auto Retrato de Quintana, Danilo recita Cazuza em Codinome Beija-flor.
Ivete termina convocando pra novo encontro em Maio; pra continuar via blog; escolhendo agora 10 filmes marcantes e explorando as memórias neles implicadas.
No final um belo lanche e uma certeza:è muito bom encontrar pessoas e falar do que gostamos.

Um comentário:

  1. Foi um encontro super agradável. Os jovens se mostraram interessados e participantes. Demonstraram conhecer os assuntos debatidos e suas intervenções foram sempre de alto nível. Parabéns aos professores que estão formando uma elite intelectual.

    ResponderExcluir