quarta-feira, 20 de maio de 2009

Dia 20/05/2009: Imitação da Vida (Imitation of Life)

Filme: Imitação da Vida (Imitation of Life)
http://www.youtube.com/watch?v=JycvWkG47Kc
Resumo: Baseado no romance de Fannie Hurst, traz Colbert como a atriz rica e problemática. O conflito se dá com jovem rebelde que foi criada por Colbert e se nega a encarar a verdade: é filha da empregada e negra. Douglas Sirk fez uma refilmagem em 1959, com Lana Turner.

Ficha Técnica
Idioma: Inglês
Legendas: Português
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 68 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 1934
Diretor(es): John M. Stahl
Elenco:

Claudette Colbert, Warren William, Rochelle Hudson, Ned Sparks, Louise Beavers, Fredi Washington, Baby Jane¹, Alan Hale, Henry Armetta, Wyndham Standing, Monya Andre, Alyce Ardell, William Austin (1), Dorothy Black, Edna Bowdoin
* ver ficha técnica completa em:
http://epipoca.uol.com.br/filmes_detalhes.php?idf=7695

Se não me falha a memória... eu gostava muito de ir ao cinema e meu pai incentivava. Foi a partir deste filme que descobri a existência de preconceito racial! (Penha)

Recordo que este filme fez grande sucesso na época, quando meu pai era dono de dois cinemas em São Paulo: na Praça da Sé e na Av. São João: um deles passava noticiários e no outro filmes. (Maiah)
É difícil conviver com preconceito?

8 comentários:

  1. Gabriela De Jesus Santos26 de janeiro de 2010 às 14:17

    Eu gostei muito do filme por que trata dos problemas que existem no nosso dia a dia como o machismo e racismo, estes problemas sempre estão próximos da gente mais sempre tentamos esconder da nossa realidade.As vezes até mesmo nós somos machista e racista ou com nós mesmo ou até as outras pessoas.Adorei muito!

    ResponderExcluir
  2. O filme ''imitação da vida'' na verdade trata-se de uma realidade muito comum aqui em nosso pais não tanto quanto em outros paises a questão do preconceito que é na verdade uma pequena massa de seres humanos que não aceitão a sua cor e raça, felizmente é uma questão que não me atinge.Efetivamente é um filme que nos motiva cada vez mas a pensar sobre a nosso realidade e os nossos atos.

    ResponderExcluir
  3. O Filme Imitação da Vida (Imitation of Life)apesar de ser lançado em 1934, trata de assuntos ainda existentes no ano de 2010, um dos assuntos mais abordados no filme é a questão do preconceito, que fica muito evidente atravez da personagem chamada (se não me engano)Sarah Jane, que é branca por parte de pai, porém tem a mãe negra e não aceita isso, porque na sociedade que vive negros são muito desrespeitados. Outro assunto tratado é a questão do machismo que fica evidente em varios momentos do filme. Mas enfim, o filme em si é muito interessante, "gostoso" de se assistir e não é complicado de entender.
    P.S: Eu até agora estou pensando em como a cintura da Colbert é tão fininha, rsrsrs, o espartilho era muito usado,rsrsrsr.

    ResponderExcluir
  4. "Imitação da Vida",é um filme marcante onde retrata o preconceito de classes sociais e questões raciais,o filme fixa a atenção do público e se sente envolvido pela história.
    Além de que a montagem dramaturgica é de uma beleza enebriante,o filme se torna especial pelos cenários,figurinos e principalmente a atuação dos atores e atrizes.
    Uma das cenas que mais me marcou foi a cena da praia onde o olhar da atiz Claudette Colbert,se da ao ver a atriz,Fannie Hurst, indo embora com sua filha.Este filme concerteza ficará marcado nos melhores filmes que já assisti.

    ResponderExcluir
  5. eu adorei o filme ele mostra uma história envolvente e divertida trantando do preconceito racial que Sara jane sofre porque é filha de negra e tem pele branca ela tem preconceito com suas proprias origens e isso lhe trás uma série de problemas.O filme também trata a história de uma atriz famosa que era muito conhecida por fazer comedias e quase não tinha tempo pra filha, essa atriz tinha um grande amor que só ficaria com ela se ela desistisse da carreira.Essa atitude dele mostra um lado machista do filme.Eu também gostei dos figurinos que são lindos e mostram obseção pela beleza das mulheres da epóca.

    ResponderExcluir
  6. O FILME "IMITAÇAO DA VIDA" ME MOSTROU FORTEMENTE A QUESTÃO DO PRECONCEITO.MAIS EU TAMBEM VI DE MODO MAIS AMENO A QUESTÃO QUE SE DESTACA NAS VIDAS DAS MÃES HOJE EM DIA ,QUE PARA O SUSTENTO TEM QUE SAIR PARA TRABALHAR PARA TIRAR O SUSTENTO DA FAMÍLIA.ESSA QUESTÃO HOJE EM DIA DIFERENTE DO FILME DEIXOU DE SER MACHISTA,E PASSOU A SER UMA COISA NATURAL.VOLTANDO AO PRECONCEITO EU VI UM PEQUENA SEMELHANÇA AO FILHO PRÓDIGO. GOSTEI MUITO DO FILME E ACHEI UMA ÓTIMA DICA QUE VOU PASSAR ADIANTE.MUITO OBRIGADA!

    ResponderExcluir
  7. Eu não assisti a essa versão do filme, mas há pouco tempo passou outro com a mesma temática: a filha descobre que a mãe é negra e não se conforma. Como o tempo e vários encontros ela acaba aceitando a situação.Mas na verdade,embora muitos mascarem sua posição ainda existe muito preconceito entre nós,o que no Brasil, com a maioria da população negra ou descendente de negro não pode ser aceitável.
    Yvonne

    ResponderExcluir
  8. Estou lendo só agora,mas adorei os comentários.Eu assisti em uma versão mais nova com Lana Turner no papel da atriz e tb foi mto bonito e bem feito.
    O preconceito é bem marcante nesse filme,concordo com vs.
    Bere

    ResponderExcluir